Domingo, 16 de Julho de 2023 - 17:49:53hs
Dia da cobra: veja as 5 serpentes mais comuns no Pantanal
.

Dia da cobra: veja as 5 serpentes mais comuns no PantanalAs cobras são essenciais para o pleno funcionamento do ecossistema. Além disso, as serpentes também são reconhecidas como importantes fontes de pesquisa.
Além de serem extremamente importantes para o equilíbrio do ecossistema, as serpentes são aliadas de pesquisas, que auxiliam no desenvolvimento humano. Neste domingo (16) é comemorado o "Dia da Cobra".
Nas redes sociais, a Organização Não Governamental (ONG) SOS Pantanal evidenciou quais são as serpentes mais comuns no bioma. Agora, o g1 apresenta quais são as serpentes mais recorrentes no Pantanal e algumas das características dos animais.
Cobra-cipó
Uma cobra fina e ágil. A espécie pode ter coloração marrom ou verde. A cobra-cipó não tem peconha, o que significa que não é venenosa. Na alimentação estão pequenos anfíbios, como pererecas.
Boca-de-sapo
A cobra "boca de sapo", também conhecida popularmente como jararaca pintada, é venenosa. A serpente é uma espécie da família Viperidae e pode ser encontrada especificamente no Pantanal.
Sucuri-amarela
A sucuri-amarela é uma das cobras da espécie que ocorre em Mato Grosso do Sul. A amarela, em específica, pode ser encontrada no Pantanal. A coloração ajuda com que o animal se camufle sobre a as áreas da maior planície alagável do mundo.
Falsa-coral
A cobra falsa-coral é bem semelhante a coral verdadeira. Especialista explica que a diferença entre as espécies pode ser vista nas bocas das cobras. Para confundir eventuais predadores, e assim garantir a sobrevivência, a falsa-coral imita a verdadeira, mas apenas na coloração, já que, diferentemente da coral-verdadeira, não possui veneno.
Surucucu-do-Pantanal
Por José Câmara, g1 MS
AVISO: Neste site, utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao navegar por este portal você aceita os termos de utilização. Para maiores informações acesse nossa Politicas de Uso.