Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026 - 20:03:14hs
Dois cursos de Medicina de MS recebem nota insatisfatória no Enamed e podem sofrer restrições pelo MEC
.
Divulgado na segunda-feira (19) e com dois cursos de medicina em Mato Grosso do Sul com nota 2, o resultado do Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) já provoca reações de estudantes matriculados nas instituições que não obtiveram resultados satisfatórios.
Ao todo, seis universidades de Mato Grosso do Sul passaram pela avaliação e duas delas tiveram conceito 2 em uma variação de 0 a 5. Nas instituições com nota 2 (insuficiente), estão a UniCesumar, em Corumbá; e a Universidade Anhanguera Uniderp, em Campo Grande.
Pelas regras da avaliação, universidades que receberam tal conceito não poderão ampliar o número de vagas e terão suspendida a possibilidade de firmar novos contratos tanto pelo Fies quanto pelo Prouni. O resultado pegou muitos de surpresa e, agora, acadêmicos preocupam-se com o futuro na graduação. Ao Jornal Midiamax, um aluno comentou a reação perante à situação.
“A gente sempre espera o melhor da universidade em que estudamos né, mas ver um resultado tão baixo assim é frustrante, se não revoltante pelo valor alto que investimos na nossa formação. Mas acredito que esse resultado seja um reflexo do que a faculdade nos oferece atualmente, tanto em ensino, como principalmente em infraestrutura, que infelizmente deixa muito a desejar”, relata.
Impactos do resultado
Outra estudante destaca o impacto que o Enamed possui peso na nota final para entrar em uma residência. Agora, além das aulas regulares e cursos extras aos quais os acadêmicos já recorriam para conquistar a vaga, o exame se tornou mais uma preocupação.
“Muitos ficam preocupados também que o Enamed vai compor a nossa nota final para acabar entrando na residência. E com isso, a gente tem que se dedicar, sim, e acaba que muitos alunos aderem a um curso paralelo porque a faculdade não é suficiente pra suprir a questão de conteúdo para passar numa residência. Então agora a gente ainda tem o Enamed”, relata.
Além disso, outro ponto abordado é a forma que o resultado pode afetar alunos beneficiados pelo Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).
“Tem os alunos que são particulares, que pagam o valor integral, que eles estão mostrando como que funciona. Tem os reajustes anuais, que é cerca de mil reais a mais por ano. E tem os alunos do Fies que poderiam ter a oportunidade de entrar. Eles vão estar diminuindo a quantidade de vaga justamente por questão da faculdade não ter a qualidade que deveria ter”, acrescenta.
Posicionamento das universidades
A equipe de reportagem entrou em contato com as instituições de ensino para obter um posicionamento perante à situação.
Como resposta, a UniCesumar reafirma o compromisso com a excelência e destaca que a formação segue com rigor às exigências do MEC, tendo nota 5 no curso de Medicina. Além disso, a instituição explica que, desde a implementação da graduação em 2020, a universidade investe em qualificação, ampliação e fortalecimento dos campos de prática.
‘Comprometida com a qualidade de ensino, a UniCesumar realiza constantemente planos de melhorias baseados nas avaliações dos órgãos reguladores e nas demandas e expectativas dos alunos. A universidade entende que, no Enamed, além do conhecimento oferecido pela instituição, o comprometimento do aluno em se dedicar ao exame interfere no resultado final do curso avaliado. A instituição iniciou o processo de análise das causas dos resultados obtidos e já colocou em curso as melhorias necessárias para que a qualidade do ensino siga com excelência.’
Até o momento, a Uniderp não deu qualquer retorno sobre a demanda. Assim, o espaço permanece aberto para manifestações futuras.
O que é o Enamed?
O Enamed é uma inciativa do MEC, conduzida pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em colaboração com a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).
Com início em 2025, o exame ocorrerá anualmente e unificará as matrizes de referência e instrumentos de avaliação no âmbito do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) para os cursos de medicina e da prova objetiva de acesso direto ao Enare (Exame Nacional de Residência).
Entre os objetivos, estão:
Verificar se os estudantes concluintes dos cursos de Medicina adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
Fornecer insumos para o aprimoramento das graduações em Medicina, contribuindo para a qualidade da educação médica no país.
Unificar a avaliação do Enade e prova objetiva do Enare, otimizando o acesso à residência médica.
Garantir que os futuros médicos estejam preparados para atuar de maneira qualificada no Sistema Único de Saúde.
Criar um modelo padronizado de avaliação, democratizando o ingresso nos programas de Residência Médica de acesso direto.
MidiaMax
AVISO: Neste site, utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao navegar por este portal você aceita os termos de utilização. Para maiores informações acesse nossa Politicas de Uso.