Home Alcinópolis

Quinta-feira, 23 de Setembro de 2021 - 14:17:01hs

Falta de Respeito: Animais mortos estão sendo descartados em lixo doméstico.

Além do mau cheiro, essa conduta pode causar sérios danos à saúde

Por Redação RegionalMS
Falta de Respeito: Animais mortos estão sendo descartados em lixo doméstico.

O regionalMS visitou a Cooperativa dos Catadores de Materiais Reciclável – COOPERCAL, na manhã de hoje, e encontramos uma situação constrangedora e inaceitável: animais mortos estão sendo descartados misturados ao lixo doméstico. Apesar de ruim, é comum e recorrente que os cooperados encontrem animais mortos em meio ao lixo.

A empresa responsável pela coleta de lixo em Alcinópolis não pode recolher animais mortos, porque estes devem ser descartados de forma adequada. “A empresa não pode recolher animais mortos, mas estes, normalmente, estão em sacos plásticos, misturados ao lixo doméstico. Os funcionários, raramente, percebem o que há no lixo. Infelizmente, só quando chegam ao Centro de Separação de Resíduos é que os animais são encontrados”, relata a Secretária Municipal de Meio Ambiente – SEMUDES, Bruna Barbosa. “Mesmo diante dos nossos esforços em estimular a consciência ambiental da população, ainda falta colaboração por parte da comunidade”, explica.

Existe uma série de restrições que devem ser consideradas quanto ao descarte de animais mortos. A orientação é para que o dono enterre os bichos em sua propriedade e em local adequado: longe de cursos hídricos ou açudes. As covas não devem ser profundas, a fim de proporcionar uma decomposição mais rápida e evitar a contaminação do solo e do lençol freático.

 

AVISO: Neste site, utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao navegar por este portal você aceita os termos de utilização. Para maiores informações acesse nossa Politicas de Uso.

Recusar Aceitar