Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025 - 19:51:44hs
Governo de MS leva ações de conservação do solo à comunidade quilombola de Santa Tereza, em Figueirão
.
O Governo de Mato Grosso do Sul está promovendo ações de recuperação ambiental na comunidade quilombola de Santa Tereza, em Figueirão, localizada na Bacia do Rio Taquari. As atividades fazem parte do PROSOLO (Programa Estadual de Manejo e Conservação de Solo e Água) iniciativa coordenada pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o Instituto Taquari Vivo, a Prefeitura Municipal e produtores rurais da região.
Na terça-feira (11), o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, visitou a comunidade para acompanhar as intervenções executadas na propriedade do produtor Jerônimo Inácio e de sua esposa, Jania Malaquias. No local, foram implantadas técnicas de conservação de solo, como construção de terraços, correção do solo e plantio consorciado de capins, com foco na recuperação de áreas degradadas e no aumento da produtividade leiteira.
Segundo o gestor do Instituto Taquari Vivo, Sílvio Balduino, as ações devem resultar em ganhos econômicos e ambientais. “O produtor está recuperando sua área com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura, e deve ter um incremento positivo na produção de leite e na pecuária em geral, além de recuperar o solo e a vegetação nativa”, destacou.
Durante a visita, Beretta ressaltou o impacto positivo da parceria entre instituições e produtores. “É uma satisfação ver o trabalho que está sendo executado e a satisfação do produtor atendido pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Figueirão. O PROSOLO é um exemplo de política pública que alia sustentabilidade e desenvolvimento rural”, afirmou.
O prefeito de Figueirão, Juvenal Consolaro, também destacou os resultados da cooperação. “Estamos muito contentes com essa parceria que une o município, o Governo e o produtor. Essa corrente fortalece o desenvolvimento consciente e funcional, com resultados concretos no campo”, disse.
“Com o PROSOLO, o Governo de Mato Grosso do Sul reforça seu compromisso com a sustentabilidade e serve de referência para outras regiões, mostrando que a integração entre poder público e produtores pode gerar resultados duradouros na conservação ambiental e no fortalecimento da agricultura familiar”, finaliza o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.
Em Figueirão, o PROSOLO tem como meta adequar 25 quilômetros de estradas vicinais e implantar 375 quilômetros de terraços para conservação de solo e água. Desde a criação do programa, em 2021, o número de municípios atendidos passou de três para 26, com cerca de 57,5 mil hectares recuperados em todo o Estado. As ações incluem adequação de estradas, construção de bacias de contenção, restauração da vegetação nativa e obras de prevenção à erosão, priorizando pequenos produtores.
Marcelo Armôa, com informações de Ismael Meurer
AVISO: Neste site, utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao navegar por este portal você aceita os termos de utilização. Para maiores informações acesse nossa Politicas de Uso.


