Home Meio Ambiente

Domingo, 09 de Agosto de 2026 - 18:18:39hs

Paranaíba entra no top 10 das cidades mais secas do Brasil

.

Por Redação RegionalMS
Paranaíba entra no top 10 das cidades mais secas do Brasil

Paranaíba entrou no ranking nacional de cidades mais secas no último sábado (8). Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), divulgados neste domingo (9), na cidade a 408 quilômetros de Campo Grande, a umidade relativa do ar chegou a 16%. O índice garantiu ao município o décimo lugar no ranking.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade ideal para o bem-estar humano varia entre 60% e 80%. Níveis abaixo de 20% já configuram situação de emergência, trazendo riscos à saúde.

Em cenários de tempo seco, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia orienta cuidados básicos: manter boa hidratação, evitar exposição prolongada ao sol e a poluentes, usar métodos para umidificar o ambiente, proteger a pele e os olhos e, em caso de sintomas respiratórios persistentes, buscar atendimento médico.

Alerta – A situação crítica deve continuar neste domingo. Segundo alerta amarelo de baixa umidade emitido pelo Instituto, na região norte de Mato Grosso do Sul, a umidade relativa do ar vai variar entre 30% e 20%.

Ao todo, 45 cidades estão em alerta, entre elas Água Clara, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Maracaju, Paranaíba, Paranaíba e Três Lagoas.

 

CGNEWS

AVISO: Neste site, utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao navegar por este portal você aceita os termos de utilização. Para maiores informações acesse nossa Politicas de Uso.

Recusar Aceitar