Home Noticias

Segunda-feira, 28 de Abril de 2025 - 08:12:47hs

Porto Esperança: como o ponto turístico se tornou refúgio dos ribeirinhos na cheia histórica de 1982

.

Por Redação RegionalMS
Porto Esperança: como o ponto turístico se tornou refúgio dos ribeirinhos na cheia histórica de 1982

A cheia do Pantanal, em 1982, entrou para a história como um dos maiores desastres naturais de Porto Murtinho (MS). Na época, o Rio Paraguai transbordou após chuvas intensas e prolongadas, atingindo um nível histórico inundando grande parte da cidade. O fenômeno foi acompanhado de perto pela TV Morena, que registrou o drama e a resistência das famílias ribeirinhas.

Com casas submersas, muitas pessoas ficaram desabrigadas e foram levadas para uma área provisória. A economia local, baseada na agricultura, pecuária e comércio, sofreu um duro golpe.

Porto Murtinho, por estar em uma região de planície alagável, já enfrentou outras grandes enchentes – como as de 1974, 1995 e 2018 –, mas a de 1982 se destacou pela devastação.

Resistência em Porto Esperança

A equipe da TV Morena enfrentou dificuldades para chegar ao local: estradas alagadas e uma viagem de 35 quilômetros de barco pelo Rio Paraguai até as áreas mais atingidas, onde ficava Porto Esperança.

Mesmo em meio à tragédia, a comunidade ribeirinha não se rendeu. Pelo menos 30 famílias se abrigaram em vagões abandonados da antiga Rede Ferroviária Federal, adaptando-se a uma vida entre a beleza do rio e a precariedade.

Para muitos, Porto Esperança se tornou um paradoxo: mesmo castigado pelas águas, continuou sendo lar. Entre as casas alagadas e AS histórias de superação, há quem nunca tenha pensado em partir. Veja a reportagem completa acima.

A iniciativa integra as celebrações pelos 60 anos da TV Morena. As reportagens que marcaram a trajetória da emissora estão disponíveis na Globoplay, enquanto as publicações semanais no 'Memórias TV Morena' irão relembrar as principais coberturas dessas seis décadas de história.

 

 

G1/MS

AVISO: Neste site, utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao navegar por este portal você aceita os termos de utilização. Para maiores informações acesse nossa Politicas de Uso.

Recusar Aceitar