Home Alcinópolis

Sábado, 27 de Novembro de 2021 - 10:37:29hs

Prefeito de Alcinópolis participou da entrega do título da “SISBI-POA” ao COINTA.

O evento aconteceu no Salão Paroquial na região central ...

Por Redação RegionalMS
Prefeito de Alcinópolis participou da entrega do título da “SISBI-POA” ao COINTA.

O Prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo, participou da entrega do título que confere ao Cointa a Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), ao prefeito de Sonora e presidente do COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari), Enelto Ramos da Silva, o qual recebeu das mãos da ministra Tereza Cristina, no dia (26) sexta-feira.

O evento aconteceu no Salão Paroquial na região central de Iguatemi (MS) e contou com a presença do secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, do prefeito de Alcinopólis, Dalmy Crisóstomo, do secretário de Desenvolvimento e Agronegócio de Camapuã, Geovane Rocha, do coordenador do Cointa, Pedro Freitas, sub-coordenador Cleiton Oliveira, e do médico veterinário do Consórcio, Rafael Rezende.

Com o reconhecimento, os produtos registrados pelos Serviços de Inspeção Municipal vinculados ao Consórcio podem ser comercializados em todo território nacional.

O SISBI-POA é uma ferramenta de inclusão que respeita as especificações regionais de produtos de origem animal em diferentes escalas de produção. Além disso, permite a inserção no mercado formal (local, regional e nacional) de uma categoria de produtos que necessita ainda de regulamentação específica.

Ademais, qualquer estabelecimento em nível municipal ou estadual que produza produtos de origem animal pode aderir ao sistema. Com isso, vale ressaltar que os produtos com este selo não podem ser comercializados para fora do País.

Com a adesão, os produtos podem ser comercializados em todo o Brasil, diferentemente dos que possuem apenas selos municipais ou estaduais, cuja comercialização é apenas interna. Outrossim, estados e municípios incluídos no sistema têm os serviços de inspeção reconhecidos como equivalentes ao Serviço de Inspeção Federal (SIF).

A equivalência e consequente adesão ao SISBI-POA passa por uma série de auditorias do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), visto que avalia a infraestrutura para o desenvolvimento das atividades de inspeção e a capacidade dos estabelecimentos de garantir a inocuidade dos produtos.

 

Materia editada: informação edicaoms

 

Publicidade

AVISO: Neste site, utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao navegar por este portal você aceita os termos de utilização. Para maiores informações acesse nossa Politicas de Uso.

Recusar Aceitar