Sexta-feira, 25 de Julho de 2025 - 12:48:38hs
Professores de Campo Grande visitam e se encantam com sítio arqueológico Templo dos Pilares, em Alcinópolis
..

Três professores de História, da rede pública de Campo Grande, visitaram nesta sexta-feira (25), o Parque Natural Municipal Templo dos Pilares, em Alcinópolis, e ficaram impressionados com a riqueza arqueológica da região. Durante a visita, eles acompanharam de perto escavações conduzidas por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e destacaram a importância de divulgar esse patrimônio.
O grupo foi até a Serra do Bom Jardim, onde está localizado o Templo dos Pilares, um sítio arqueológico com registros que remontam a até 11 mil anos. O local impressiona por suas gravuras e pinturas rupestres distribuídas em paredes, tetos e pilares rochosos que sugerem ter sido, possivelmente, um templo de adoração.
Para o professor Francisco Givanildo dos Santos, de 54 anos e com 32 anos dedicados ao ensino de História, a experiência foi emocionante. “Superou e muito a expectativa, porque pudemos ver ao vivo um sítio arqueológico e, o mais importante, um processo de escavação com profissionais da universidade. Não tenho nem palavras para descrever a nossa emoção, o nosso aprendizado de estar aqui”, relatou ao Portal Regional MS.
Douglas Parra Sanches, que atua há cerca de 35 anos nas redes municipal e estadual, também se surpreendeu com o potencial da região. “Foi uma grande descoberta. Nunca imaginei que o nosso estado tivesse tamanha riqueza pré-histórica. Há ainda muito a ser descoberto, e é fundamental divulgar isso e trazer mais alunos para conhecerem”, afirmou.
Silvana Gil Parra Sanches, professora há cerca de 20 anos, destacou não só a riqueza do sítio arqueológico, mas também a receptividade da população local. “Foi uma maravilha. Sempre quis vir a Alcinópolis e conseguimos chegar bem no momento em que a arqueologia está em andamento. O acolhimento aqui também foi muito bom. Devemos divulgar esse lugar entre os professores para que mais pessoas possam conhecer e falar com propriedade sobre ele”, disse.
O Templo dos Pilares fica a aproximadamente 40 km da área urbana de Alcinópolis, com acesso por estrada não pavimentada. O parque é aberto à visitação, ideal para trilhas, caminhadas e estudos, e se consolida cada vez mais como um dos principais patrimônios arqueológicos e turísticos de Mato Grosso do Sul.
AVISO: Neste site, utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao navegar por este portal você aceita os termos de utilização. Para maiores informações acesse nossa Politicas de Uso.