Terça-feira, 11 de Novembro de 2025 - 18:58:17hs
Prosolo: programa estadual de conservação do solo beneficia moradores da zona rural de Figueirão
.
O Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, visitou, nesta terça-feira (11), o município de Figueirão para acompanhar de perto as ações do Programa Prosolo, do Governo do Estado. A comitiva percorreu propriedades da Comunidade Quilombola Santa Tereza, onde estão sendo implementadas práticas de conservação do solo.
O grupo foi recebido pelo prefeito Juvenal Consolaro, o vice-prefeito Jorge Mortari e o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Fernando Fernandes, além da presença de Ismael Meurer, coordenador de Agricultura; Vitor Casagrande e Oscar Junior, gestores do Prosolo; e Silvio Balduino, gestor do Instituto Taquari Vivo (ITV). A visita teve como destino o Sítio Senhor Bom Jesus, propriedade do produtor Jerônimo Inácio e sua esposa Jania Malaquias, que estão entre os beneficiados pelas ações do programa.
Durante o encontro, o secretário Rogério Beretta destacou a importância da parceria entre os diferentes setores envolvidos.“Estamos aqui na comunidade Santa Terezinha, visitando o projeto do Prosolo na bacia do Rio Taquari. É uma satisfação muito grande poder encontrar o trabalho que está sendo executado e ver a satisfação do produtor atendido pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Figueirão. Parabenizo a todos os envolvidos”, afirmou Beretta.
O prefeito Juvenal Consolaro ressaltou o impacto positivo da união entre governo e produtores.“Estamos bastante contentes com essa parceria e com a presença do Governo do Estado aqui na propriedade rural, no conjunto quilombola de Santa Tereza. O município participa, o Governo participa e o produtor também. Cria-se uma corrente que fomenta o desenvolvimento consciente, mais barato e funcional. Os objetivos estão sendo alcançados no rumo certo. Parabéns a todos os parceiros”, declarou.
Representando o Instituto Taquari Vivo, Silvio Balduino explicou as intervenções realizadas no local.“Hoje visitamos a primeira propriedade onde fizemos a intervenção com terraços. O Sr. Jerônimo, produtor de leite e coletor de sementes nativas do Cerrado, está reformando sua área com correção de solo e plantio consorciado de capins. Com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura, ele deve ter um incremento positivo na produção de leite e pecuária como um todo”, explicou Balduino.
O produtor Jerônimo Inácio agradeceu pela parceria e pelos resultados obtidos com o programa.“Está sendo muito bom, gostei da parceria. Agradeço ao Silvio e a todos pelo projeto que estão executando para nós. É uma honra receber vocês aqui. Estamos felizes com esse trabalho, que vai ajudar na produção de leite e na recuperação da nossa área. Muito obrigado a todos”, afirmou.
Programa Prosolo
O Prosolo – Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e da Água – é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, executada pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com apoio de parceiros como o Instituto Taquari Vivo (ITV) e o Instituto de Águas da Serra da Bodoquena (IASB).
O programa tem como objetivo conter processos erosivos e preservar os recursos hídricos por meio de terraceamento, adequação de estradas vicinais, construção de bacias de contenção, cascalhamento e restauração da vegetação nativa. Desde sua criação em 2021, o Prosolo registrou aumento de 866% no número de municípios participantes, passando de 3 para 30 cidades parceiras.
Ao todo, quase 180 mil hectares já foram recuperados em Mato Grosso do Sul. Os 79 municípios receberam patrulhas ambientais com maquinários como motoniveladoras, caminhões, pás carregadeiras e escavadeiras hidráulicas — mais de 350 máquinas distribuídas exclusivamente para obras de conservação do solo. As ações priorizam pequenos produtores rurais, fortalecendo o desenvolvimento sustentável em parceria com prefeituras e consórcios locais.
AVISO: Neste site, utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao navegar por este portal você aceita os termos de utilização. Para maiores informações acesse nossa Politicas de Uso.

